sábado, 17 de setembro de 2011

LAGRIMAS RAÍZES DE VITÓRIAS


Conta-se que nas regiões da Pérsia, as lágrimas têm grande valor, as pessoas acreditam que elas possuem o poder curador. Nos velórios, esponjas são entregues aos presentes para que nelas enxuguem suas lágrimas e, ao sair, as esponjas são recolhidas e o seu conteúdo cuidadosamente guardado.

Mas, o que são as lágrimas?

Segundo definição do minidicionário Aurélio, lágrima é a gota de um líquido segregado pelas glândulas lacrimais. Será que você se sente satisfeito com esta definição de lágrima? Poderíamos, então, parar por aqui. Todavia, existem aspectos bem interessantes numa pequena lágrimas que quero compartilhar com você.

Você sabia, por exemplo, que uma lágrima possui mais de cem componentes, 98% de água e diversos íons como cloro, sódio e substâncias bactericidas?

Você conhece as funções da lágrima?

De acordo com José Álvaro Pereira Gomes, oftalmologista e professor da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, a lágrima é responsável por regularizar, proteger e lubrificar as córneas, transmitir oxigênio para as células da superfície ocular, auxiliar na retirada de partículas estranhas como os incômodos ciscos.

A lágrima é indispensável para a saúde dos olhos. O oftalmologista comenta que uma das doenças mais comuns é a do “olho seco”, relacionada a questões hormonais, e outras ocasionadas por queimaduras químicas.

Mas, lágrima não é só isso. Existe um sentido muito mais especial em nossas lágrimas. Elas estão estreitamente ligadas às nossas emoções. Nosso sistema nervoso capta as informações dos nossos sentimentos e envia mensagens para as glândulas lacrimais, que produzem o choro.

Choramos por muitas razões... Alegria, tristeza, amor, ódio, contentamento, frustração, saudade, solidão, ansiedade, aflição, enfim, há muitas coisas boas ou ruins que nos fazem chorar.
Na Bíblia encontramos muitas histórias de homens e mulheres que choraram. E os motivos? Os mais diversos que você possa imaginar.

Esaú chorou quando descobriu que sua benção fora tomada por seu irmão (Gn.27.38), e também chorou ao ter recebido de Deus a graça de conseguir perdoar àquele que outrora lhe tomara a benção (Gn.33.4).
Jacó chorou quando pensou que o seu filho amado estava morto (Gn.37.35).
José chorou quando, lá no Egito, dá-se a conhecer a seus irmãos que anos atrás o vendera como escravo para lá. Ele entendia que todas as suas aflições, geradas pela traição dos seus irmãos, contribuíram para o cumprimento das promessas de Deus em sua vida e para a salvação de sua família da fome que sobreveio em toda aquela região (Gn.45.2).
Ana chorou por um filho, pois era estéril (1Sm.1.8).
Davi chorou fugindo da rebelião que seu próprio filho armou para matá-lo a fim de assumir o seu trono (2Sm.15.30).
Neemias chorou por receber a notícia que sua cidade e seu povo estavam em ruínas (Ne.1.4).
Jó chorou ao enfrentar amargas provações (Jó 16.16).
A mulher pecadora chorou aos pés de Jesus e foi perdoada dos seus pecados (Lc.7.38).
Jesus chorou ao entrar na cidade que o rejeitara (Lc.19.41).
Pedro chorou amargamente depois de ter negado a Jesus (Lc.22.62).
Maria Madalena chorou junto ao sepulcro de Cristo, pois não entendia que ele havia de ressuscitar e não sabia que isto já havia acontecido (Jo.20.11).
Paulo chorava enquanto escrevia e exortava as igrejas, pois as amava em Cristo (2Co.2.4).
João chorou ao ter visões celestiais, porque não via ninguém que poderia abrir o livro e desatar seu sete selos (Ap.5.4).

E você, qual o motivo de suas lágrimas?

Ainda que estejas em meio ao mais profundo sofrimento, Deus se importa com você, conhece as tuas lágrimas, elas estão sendo recolhidas no odre do Senhor e escritas no Seu livro (Sl.56.8).
Lembre-se que “uma lágrima pra Deus é uma frase, que só Deus tem o poder de interpretar”, chore aos pés do Senhor na esperança de que chegará o dia em que as tuas lágrimas não mais existirão, pois Deus lhes enxugará dos olhos toda a lágrima (Ap.7.17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário