quinta-feira, 15 de setembro de 2011

OS DESPREZADO



Certa vez uma mulher cananéia pediu socorro à Cristo, a forma que Cristo agiu com aquela mulher fez com que esta narração fosse distinta das demais narrações de seus milagres. Para entendermos adequadamente e obtermos uma hermenêutica fidedigna quanto à natureza da verdade alegórica que há nesse relato maravilhoso é necessário observar que o narrador dessa história faz questão de mencionar a que povo aquela mulher que foi procurar a ajuda de Cristo pertencia.

O autor do relato a identifica com uma expressão racial, referindo a ela como uma “mulher cananéia”. A palavra cananéia indicava qual era o sangue que corria em suas veias. Os cananeus eram um povo que no período em que Cristo esteve entre os homens, sofriam um grande desprezo pelos os seus vizinhos, pois a cultura cananéia estava totalmente saturada pelas marcas da idolatria e práticas horríficas em nome da religião.

Os cananeus estavam debaixo de uma maldição que foi proferida sobre Canaã filho de Cão, esses descendentes de Canaã se lançaram de tal forma em práticas imorais que se tornaram abomináveis diante dos outros povos, muitas vezes influenciados pela fé em seus deuses praticavam orgias e assassinatos, ações horríveis e desumanas. Alguns deuses que eles adoravam eram: El, o deus supremo, descrito por poemas ugariticos como um deus sanguinário, cruel e de sensualidade incontrolável. Baal era o deus da chuva e da vegetação, filho de El. Anate era uma deusa relacionada com a proteção do sexo e da guerra, irmã de Baal. Asterote e Aserá deusas do sexo e da guerra, esposas de Baal. Moloque e Milcon eram deuses relacionados com as orgias.
Nos cultos que os cananeus realizavam aconteciam assassinatos de criancinhas e práticas deploráveis, em alguns rituais os pais das criancinhas que morriam muitas vezes queimadas, dançavam e se prostituíam ao som de tambores afim de não ouvir os gritos dos filhinhos que estavam sendo sacrificados.
Escavações feitas em Canaã comprovaram que alguns alicerces de casas continham membros de criancinhas que foram sacrificadas aos deuses, sustentavam a crença que os demais membros da família seriam abençoados através dessa prática. Ao longo da história essas práticas cananéias fizeram que alguns dos vizinhos dos cananeus os desprezassem.

O problema da mulher cananéia que foi pedir socorro a Cristo era que sua filha estava endemoniada. Cristo escuta a mulher, porém fica a priori calado, mas a mulher não parou de clamar e pedir ajuda, ela era persistente e não iria desistir de conquistar o que queria. Mesmo sabendo que os povos vizinhos desprezavam o seu povo por causa da história terrível que sua cultura trazia não se sentiu intimidada com isso , e nem se calou, precisava de ajuda e tinha certeza que Cristo iria lhe socorrer. Para aquela mulher valia a pena ultrapassar as barreiras culturais e implorar ao mestre pela solução do seu problema. A mulher chamava atenção com os seus gritos e os discípulos de Cristo se incomodaram com isso, pediram então que o Senhor a despedisse, da a entender que intercederam pela a mulher. É louvável a forma que a mulher cananéia pede ajuda a Cristo, ela o chama de Filho de Davi, reconhece que o Senhor é digno de honra esse titulo era usado para enfatizar a dignidade de Cristo como rei.

Jesus conversa com aquela mulher. O Senhor aponta para ela que situação estava a sociedade a qual ela fazia parte, Jesus disse que não era licito pegar os pães dos filhos e deita-los aos cachorrinhos. Quem sabe houve até alguém que escutou aquela conversa e pode até pensar assim: Jesus não vai ajudá-la, a filha dela esta endomoniada porque eles são ruins e adoram aos demônios, merecem sofrer.

Todavia o objetivo de Jesus ao ser realista com aquela mulher usando a expressão “cachorrinhos”, era provar a sua fé, pois a fé provada é mais preciosa do que o ouro e resulta louvor a Deus. A mulher reconheceu que não era digna que o Senhor lhe atendesse, não questionou a Cristo, mas se humilhou mais ainda dizendo que os cachorrinhos comem das migalhas que caem das mesas dos seus senhores, expressão que evidencia que essa mulher cria veementemente que o Senhor não iria lhe desprezar e que a benção de Deus alcançaria a sua vida. Cristo honrou a fé dela e lhe concedeu a benção.

Viciados, drogados, prostitutas, adúlteros, assassinos, ladrões, etc. Todos aqueles que sofrem desprezo como conseqüência de atitudes errôneas no passado ou equivocações no presente devem obter a cognição de que Cristo não despreza ninguém! Aponta sim seus erros, afim de que reconheçam o pecado e se convertam, alcançando pela fé a graça de Deus. Cristo ama os desprezados pela a sociedade também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário